O Segredo da criatividade

Já ouvi dizer que o segredo da criatividade é esconder suas fontes, e realmente as fontes é a maior ferramenta para ter criatividade, porém esse termo está completamente errado, primeiro que não há necessidade das fontes serem escondidas, e depois, ao contrario do que implicitamente é sugerido, criatividade não é copiar algo de algum lugar, se não criatividade não chamaria criatividade.

Nesse momento você pode estar me chamando de ignorante por não entender o sarcasmo da frase, mas a partir do momento que ela tenta generalizar dando tal conselho, insulta e sua tentativa de ser cômica se desfaz, tornando-se assim uma frase não criativa.

A importância das fontes do processo criativo é gigantesca, por isso nunca é possível colocar todas as fontes em posts, artigos, contos, etc. Coloca-se o que foi utilizado no momento da criação, mas toda a forma de escrita, os caminhos utilizados, a forma de organização, e até o pré-conhecimento do assunto, não surgiram no nada, são todas formadas por fontes antigas que se viu e se incorporou durante toda vida.

Já li que para se tornar criativo deve-se apenas acreditar, repetir frases dizendo que se é criativo. Já ouvi falar que a criatividade é genética e que é impossível criá-la. Não quero entrar no mérito de crenças, mas não acho tudo isso verossímil, criatividade vem de estímulos e isso se pode ver no dia-a-dia.

Então como se tornar criativo? Assistindo, lendo, observando e analisando processos criativos. Pois dês da origem do homem a criatividade vem de fontes, o homem antigo viu os animais e os desenhou. Então figuradamente falando o verdadeiro ser criativo é a própria natureza, o grande acaso, ou Deus (sei lá). Não estou aqui para discutir crenças.

A criatividade vem de muitas áreas pode ser algo absurdo, ou apenas uma sacada que pode proporcionar grandes genialidades nada geniais. Redundância? De forma alguma.

Exemplo, uma técnica antiga que uso muito para Nicks e coisas do gênero (até usei para o nome desse blog) é muito simples. Vai-se a Wikipédia, clique em “páginas aleatórias”, repetidas vezes, até se deparar com um nome bacana. Isso é genial não? Mas foi apenas genial uma vez, logo após gerou varias genialidades nada geniais.

O que não se pode é querer apenas criar sem base alguma. Não se pode tornar-se um escritor sem ler, nem um diretor de cinema sem ver filmes, um desenhista sem analisar desenhos.

Como já foi dito, o segredo da criatividade não é copiar de suas fontes, mas sim usá-las de forma correta. Lembrando sempre que  a maior criatividade é desafiar o óbvio.

Anúncios
«

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: